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As despesas do inventário dependem do valor dos bens deixados pelo falecido.

Isso porque todos os gastos serão calculados em percentuais sobre o valor dos bens.

Apesar de não ser possível dizer com certeza quanto custará o inventário, vou elencar aqui os principais gastos:

1. Advogado:

O gasto com o advogado varia de Estado para Estado e de profissional para profissional.

Cada Estado possui uma tabela da OAB, com os valores mínimos que devem ser cobrados pelo profissional.

Como exemplo, a tabela da OAB/MG, referente ao ano de 2020, traz como valor mínimo de honorários a ser cobrado, o percentual de 6% sobre o valor dos bens inventariados, observado o mínimo de R$4.000,00.

O valor dos honorários irá variar de acordo com a qualificação técnica do profissional e experiência prática na área de inventários.

2. Imposto:

Sempre que alguém falece e deixa bens, há que se pagar um imposto, chamado, em Minas Gerais, de ITCD (Imposto de transmissão causa mortis e doação).

No estado de Minas, esse imposto corresponderá a 5% do valor dos bens e deverá ser pago no prazo máximo de 180 dias, sob pena de multa.

Em outros estados, há variação quanto ao percentual cobrado e quanto ao prazo para pagamento.

3. Custas judiciais ou taxas cartorárias:

São valores pagos à justiça ou ao cartório, para a realização do inventário.

Esses valores são modificados anualmente e devem ser verificados quando da realização do inventário.

4. Gastos com o registro do inventário:

Quando o inventário tiver bens imóveis (casas, apartamentos, fazendas, etc), ele deverá ser registrado no Cartório onde o bem está matriculado.

Esse registro tem um custo, de acordo com a tabela de cada Estado.

5. Outras despesas

Outras despesas menores do inventário referem-se a gastos com a obtenção de certidões e outros documentos necessários ao procedimento.

Tentei elencar aqui as principais despesas, mas claro que podem surgir outras, como por exemplo, dívidas de IPTU atrasadas ou outras dívidas deixadas pelo falecido.

E o quanto antes for realizado o inventário, menores serão os custos. Então, não deixe para depois.