As despesas do inventário dependem do valor dos bens deixados pelo falecido.
Isso porque todos os gastos serão calculados em percentuais sobre o valor dos bens.
Apesar de não ser possível dizer com certeza quanto custará o inventário, vou elencar aqui os principais gastos:
1. Advogado:
O gasto com o advogado varia de Estado para Estado e de profissional para profissional.
Cada Estado possui uma tabela da OAB, com os valores mínimos que devem ser cobrados pelo profissional.
Como exemplo, a tabela da OAB/MG, referente ao ano de 2020, traz como valor mínimo de honorários a ser cobrado, o percentual de 6% sobre o valor dos bens inventariados, observado o mínimo de R$4.000,00.
O valor dos honorários irá variar de acordo com a qualificação técnica do profissional e experiência prática na área de inventários.
2. Imposto:
Sempre que alguém falece e deixa bens, há que se pagar um imposto, chamado, em Minas Gerais, de ITCD (Imposto de transmissão causa mortis e doação).
No estado de Minas, esse imposto corresponderá a 5% do valor dos bens e deverá ser pago no prazo máximo de 180 dias, sob pena de multa.
Em outros estados, há variação quanto ao percentual cobrado e quanto ao prazo para pagamento.
3. Custas judiciais ou taxas cartorárias:
São valores pagos à justiça ou ao cartório, para a realização do inventário.
Esses valores são modificados anualmente e devem ser verificados quando da realização do inventário.
4. Gastos com o registro do inventário:
Quando o inventário tiver bens imóveis (casas, apartamentos, fazendas, etc), ele deverá ser registrado no Cartório onde o bem está matriculado.
Esse registro tem um custo, de acordo com a tabela de cada Estado.
5. Outras despesas
Outras despesas menores do inventário referem-se a gastos com a obtenção de certidões e outros documentos necessários ao procedimento.
Tentei elencar aqui as principais despesas, mas claro que podem surgir outras, como por exemplo, dívidas de IPTU atrasadas ou outras dívidas deixadas pelo falecido.
E o quanto antes for realizado o inventário, menores serão os custos. Então, não deixe para depois.